"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Apostila de Qualificação de Obreiros Parte III

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A pouco tempo, tivemos a necessidade de separar alguns irmãos para o ministério ordenado (Diácono e Presbítero), O que nos surpreendeu, foi a tamanha dificuldade que tivemos para encontrar crentes realmente preparados para o exercício dos ofícios eclesiásticos. Nossa saída foi qualificar os candidatos para poderem abençoar a igreja verdadeiramente, por isso também disponibilizo em diversas partes, uma apostila de qualificação de obreiros. Se houver interesse de adquirir o material imediatamente, basta deixar o e-mail na caixa de comentário que certamente enviarei o arquivo gratuitamente.







HOMILÉTICA
Objetivos da Lição:
Ao término desta Lição o Aluno Deverá saber Basicamente:
1.      O que significa Homilética e qual o seu objetivo;
2.      Alguns conceitos a arte da expressão oral;
3.      Virtudes e desvirtudes comuns aos mensageiros de Deus;
4.      O que deve ser evitados no que diz respeito a pregação;
5.      Classificar os tipos de sermão;
6.      Como se elaborar um sermão.

Introdução:
Em nossas igrejas, os obreiros frequentemente são convocados para trazer uma palavra, reflexão, meditação, saudação, etc... Uma noção básica de Homilética se faz necessária, pois é comum vermos pessoas totalmente despreparadas usarem o púlpito desafortunadamente causando confusão teológica, esse tema pode evitar tais problemas auxiliando os pretensos pregadores.

Definição do Termo Homilética.
Homilética é a disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de preparar e expor um sermão.
Sermão_ significa conversação, prédica, pregação. Um discurso sacro. Tratando-se da transmissão do Evangelho é a pregação da Palavra de Deus.
A Homilética vista como ciência_ quando observa sob o ponto de vista de seus fundamentos;

O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembleia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar.

O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar".

A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.

Acertos e Erros mais Comuns entre Pregadores.
Acertos_ Ser dedicado à oração e a Palavra de Deus. (At 6. 4).
Onde Pedro estabelece a premissa maior do ministério apostólico, ao molde do Mestre; “oração e Palavra”, nos reportando a necessidade de consagração em primeiro lugar, a devoção vem antes oratória, precisamos ser aquilo que Deus espera, e falar aquilo que Deus fala em sua Palavra.
·         Pregar com amor e Piedade, (1Co 13. 1, 2); (1Tm 4. 7).
·         Ter originalidade, não pregação. Nada de imitar!
·         Pregar tendo Cristo e sua mensagem como base de seu sermão.
·         Falar pelo Espirito Santo, (Mc 13. 11).
Erros_ O pregador sem mensagem como Aimaás (2 Sm 18. 19-33).
·         Atraso na chegada do culto.
·         Apertar a mão de todos obreiros ao subir na tribuna.
·         Pregação improvisada, sem esboço.
·         Transpor o tempo que lhe foi dado para pregar.
            
A Classificação dos Sermões.
Temático ou Tópico: As divisões desse tipo de sermão independem do texto bíblico.
Textual: As divisões desse tipo de sermão são extraídas do texto bíblico.
Expositivo: Esse tipo de sermão faz uma exposição exegética do texto.
Temático ou Tópico: Este tipo de pregação se desenvolve através de um tema específico. O tema é extraído do assunto e depois o pregador vai atrás de um texto para balizar o tema.
Esse tipo de sermão depende mais dos atributos do pregador do que a Bíblia.



Legenda de observação:
Tema__ §
Texto base__ #
Tópicos__ *
Subtópicos__ %

Exemplo de um sermão temático:
Sermão Topical ou Temático.


§_ Confissão

#_ (I João 1:9) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

* - O que devemos confessar ?

%_A ) Nossos pecados
%_B ) O Nome de Jesus
%_C ) O poder de Deus

*II - Como confessar ?

%_A ) Com sinceridade
%_B ) Com fé

*III - Quando devemos confessar ?

%_A ) Agora mesmo
%_B ) Ao ouvir a Palavra de Deus

*IV - Qual o resultado da confissão ?

%_A ) Paz
%-B ) Perdão
%_C ) Comunhão

(Sola Scriptura TT - Defesa da Bíblia e fé, fundamentalista/ www.solascritra-tt.org).

Sermão textual:
Ela origina-se diretamente do texto bíblico. Ou seja, ele está subordinado ao texto da escritura, portanto o assunto deve se desenvolver, (emanar) do “enunciado”.
As pregações textuais são classificadas assim: Divisão Natural; Analítica; Sintética.
·         Divisão textual natural: são as ideias sugeridas naturalmente dentro do próprio texto. O mensageiro não precisa se esforçar muito para descobri-las.
·         Divisão textual analítica: Aqui a mensagem terá suas divisões no esboço, baseadas em perguntas: Quem? Que? Quando? Como? Por quê? Onde?  Essas perguntas serão feitas pelo expositor ao texto, e ele obterá tais respostas do próprio texto.
·         Divisão textual sintética: aqui o pregador ao elaborar seu sermão poderá organizá-lo sem se preocupar com a ordem das partes do texto. Enquanto as outras formas de classificações dadas anteriormente não podem ser mudadas, a sintética pode, pois se trata de uma síntese, resumo, deixando o pregador livre para resumir o esboço.

Exemplo de um sermão Textual:
2. Sermão Textual

§ A entrada
# (Jo 10:9) Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, salvar-se-á

*I - Eu sou a porta.

%_A ) Da Salvação
%_B ) Da felicidade
%_C ) Estreita

*II - Se alguém entrar por Mim

%_A ) Não há acepção de pessoas
%_B ) A única entrada

*III - Salvar-se-á

%_A ) Uma decisão própria
%_B ) Da perdição eterna

Obs.: Uma forma lógica e prática para o desenvolvimento é utilizar as divisões do próprio texto.

(Sola Scriptura TT - Defesa da Bíblia e fé, fundamentalista/ www.solascritra-tt.org).

Sermão expositivo:
O sermão expositivo é parecido com o textual. O que difere do outro é que seu desenvolvimento dá-se através de regras de exegese, (que é a disciplina que aplica métodos e técnicas que ajudam na compreensão do texto).
O sermão expositivo não abrange apenas um versículo ou texto, mas pode ir além, e abranger versículos, capítulos e um livro inteiro.
O sermão expositivo é literalmente bíblico, porque interpreta literalmente, a intenção do autor do livro incluindo as figuras de linguagem, literalidade, o contexto histórico, o contexto imediato e remoto, além de muitas outras ciências que ajudam na compreensão do texto.

Exemplo de um sermão expositivo:
3. Sermão Expositivo
                                                                             
§O encontro com a vida

# (Lc7:11-17)

*I - A multidão que seguia a Jesus

%_A ) Pessoas desejosas
%_B ) Pessoas com esperanças
%_C ) Pessoas alegres

*II - A multidão que seguia a viúva

%_A ) Pessoas entristecidas
%_B ) Pessoas sem esperanças
%_C ) Pessoas inconformadas

*III - O encontro da vida com a morte

%_A ) A vida é uma autoridade
%_B ) A morte se curva ante a vida

*IV - O resultado do encontro

%_A ) A ressurreição do jovem
%_B ) A alegria da multidão entristecida
%_C ) A edificação da multidão que seguia Jesus
%_D ) A conversão de muitos

(Sola Scriptura TT - Defesa da Bíblia e fé, fundamentalista/ www.solascritra-tt.org).

Trabalhando na Estruturação do Sermão.
Objetivo (Alvo)_ Nessa etapa devemos observar a inspiração ou estar atentos à  direção que Deus quer dar na mensagem, e falar ao seu povo. Os elementos que compõe o sermão como: o alvo, tema, introdução, corpo, conclusão e apelo; são importantes, pois conduzem o povo na compreensão da palavra de Deus.
Objetivo é determinante porque será através dele que o pregador elaborará sua mensagem. O pregador deverá perguntar-se: O que espero que eles compreendam e façam?
Tema (Proposição)_ O tema é a verdade central do sermão; é o assunto da mensagem, é a pergunta que circulará a proposição “o que é” e “o que se trata”.
O tema difere do titulo; o titulo da o nome ao sermão, já o tema é todo o sermão. Devemos ter objetividade na escolha do tema, Como disse Silvino Candido da Silva: “A pertinência do tema e a mensagem, e o tema e a Bíblia Sagrada; um fala da importância dele está relacionado com a mensagem, e o outro da importância dele está contido na Escritura bíblica.”.
Introdução (Exórdio)_ A introdução inicia o objetivo que é proposto pelo pregador, que vai avançando  gradativamente para não pegar os ouvintes repentinamente, a exemplo do prefácio de um livro que coloca o leitor por dentro do assunto proposto.
Os dois objetivos da introdução de um sermão: aguçar o interesse do ouvinte e prepara-los para que entendam.
Elementos que podem ser usados como introdução: um fato ou acontecimento atual, uma música que esteja de acordo com o sermão, um breve testemunho, uma explicação minuciosa do texto que será proposto.
A introdução deve ser breve, o excesso tira o interesse do ouvinte.
Exposição (Corpo da mensagem)_ Aqui tem inicio ao desenvolvimento do assunto. O pregador explica aos ouvintes, de forma didática, gr. (didaskalia; didaskalia), e clara a mensagem que recebeu de Deus.
As divisões do sermão são: tópicos ou Subtópicos, alguns pregadores colocam em seus sermões cerca de cinco ou seis tópicos e Subtópicos, mas a regra geral estabelece um padrão ideal de três.
Os argumentos do sermão: devem estar arrumados e relacionados entre si.
As ilustrações: Ela serve para iluminar a verdade exposta, jamais devemos usá-la com o objetivo principal, ou seja, após usá-la o preletor deve retornar ao assunto de sua prédica.
Conclusão (Perolação)_ Trate-se da finalização do sermão, alguns pregadores se preocupam mais com o outros momentos do sermão e acabam esquecendo da conclusão, ela é tão importante quanto os outros momentos. Ela deve conduzir o assunto da mensagem a um final adequado, eficaz e persuasivo. A conclusão pode ser:
Recapitulativa_ é a que faz uma breve recapitulação dos assuntos tratados na mensagem; Aplicativa_ é uma aplicação das verdades observadas no sermão, às vidas dos ouvintes; Apelativa_ é o resumo feito de tal forma a unificar que desemboca direto no apelo. O resumo de sua prédica é uma unificação entre a aplicação das verdades e o apelo a que recebam tais verdades.
Apelo_ a conclusão é o desfecho intelectual do sermão, o apelo é o seu desfecho indutivo e persuasivo. Aquele que leva os ouvintes a compreender as verdades discursadas no sermão e tomar uma atitude em relação a elas.





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Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

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