"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Apostila de Qualificação de Obreiros Parte II

Ver comentários Comentar
A pouco tempo, tivemos a necessidade de separar alguns irmãos para o ministério ordenado (Diácono e Presbítero), O que nos surpreendeu, foi a tamanha dificuldade que tivemos para encontrar crentes realmente preparados para o exercício dos ofícios eclesiásticos. Nossa saída foi qualificar os candidatos para poderem abençoar a igreja verdadeiramente, por isso também disponibilizo em diversas partes, uma apostila de qualificação de obreiros. Se houver interesse de adquirir o material imediatamente, basta deixar o e-mail na caixa de comentário que certamente enviarei o arquivo gratuitamente.
 
ÉTICA CRISTÃ.
Objetivos da Lição:

Ao término desta Lição o Aluno Deverá saber Basicamente:
1.    Definir o que significa Ética Cristã;
2.    Quais os alicerces da Ética Cristã;
3.    Sobre casos Éticos Tópicos da Atualidade;
4.    Qual a perspectiva Bíblica de Namoro, Noivado e Casamento;
5.    Será capaz de posicionar-se sobre questões difíceis como: divórcio homossexualidade e política.
6.    Se há possibilidade de haver ordenação feminina para o ministério.

Introdução:
A ética cristã é de fundamental relevância ao obreiro eficaz, isso porque ele deverá lidar com diversas situações e questionamentos de toda espécie, ainda mais em tempos pós-modernos, sabemos que é muito comum saber de casos extravagantes. O Obreiro deve ser preparado para ter respostas em casos frequentes como de divórcio, adultério, ordenação feminina, etc...

Definição do Termo.
Etimologicamente o vocábulo “ética” deriva da palavra grega εθω “ethos” que significa um habito, costume ou rito. (Lc 1. 9; 2. 42; 22. 39).
Com tempo passou a designar conjunto de princípios ideais da conduta humana, ou seja, as normas que devem ajustar-se as relações entre diversos membros de uma sociedade.
Devemos encarar a realidade da existência da ética em três níveis possíveis, e é estabelecida no relacionamento entre Deus e o homem, entre o homem e Deus e entre os homens.

•    Entre Deus e os homens__ nos mostra as diversas leis e regras estabelecidas por Ele em consentimento para que o homem pudesse achegar-se pela graça. (Ex 18. 20).
•    Entre o homem e Deus__ Agora o homem deve responder a iniciativa divina em restabelecer o relacionamento entre as partes, as leis morais devem ser obedecidas essa e a parte do homem no pacto do VT e NT. (Dt 11. 13); (Rm 6. 15-23).
•    Entre os homens__ O relacionamento entre diversos grupos de nossa sociedade pluralizada, e a igreja que é um dos seguimentos da sociedade, deve obedecer aos princípios bíblicos para melhor harmonia com a mesma. (Hb 12. 14; Rm 12. 18).
 
Os Alicerces da Ética Cristã.
A Palavra de Deus (Jo 17. 17); Nela estão contidas as designações divinas para o homem poder relacionar-se com Deus, é onde Ele fundamenta seus valores.
(Sl 119. 105; Rm 15. 4).
A ética cristã considera que a Bíblia traz em si todo conhecimento necessário para um relacionamento agradável com Deus.
Uma citação oportuna da CFWM. (Confissão de Fé de Westminster).
•    O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser determinadas e por quem serão examinados todos os decretos de concílios, todas as opiniões dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opiniões particulares, o Juiz Supremo em cuja sentença nos devemos firmar não pode ser outro senão o Espírito Santo falando na Escritura.

A Vontade de Deus (Rm 12. 2).JFA-RA
Deve ser conhecida para ser experimentada, existindo algumas condições para isso:
•    “não vos conformar com este século, (aiwn-aion)”.
Este termo significa sistema que governa o mundo.
•    “ser transformado pela renovação da mente, (metamorfow-metamophoo; anakainwsis- anakainósis; nous-nous).”
O léxico empregado nesse versículo, dá profundidade a expectativa divina em relação ao homem, após ser alcançado pelo evangelho.
Dr. Matthew Henry acrescenta ao comentar o versículo de romanos:
“A obra do Espírito Santo começa, primeiramente, no entendimento, e se efetua na vontade, nos afetos e na conversação, até que há uma mudança em todo o há a semelhança de Deus, no conhecimento, a justiça e a santidade da verdade. assim, pois, ser piedoso é apresentar-nos a Deus.”
•    “Experiência com a vontade de Deus. (dokimazw-dokimazo; qelhma-thelema).”Que segundo o dicionário Strong dokimazo “é reconhecer como genuíno depois de exame, aprovar, julgar valioso”; e thelema “é o propósito de Deus em abênçoar a humanidade através de Cristo do que Deus deseja que seja feito por nós.”

A lei do Amor.
Os fundamentos da Ética Cristã estão na Justiça e no Amor, (Mq 6. 8), o crente deve praticar justiça misericórdia e humildade, ver (Mt 9. 13), onde Jesus recomenda as escribas a direção que  Deus espera dos verdadeiros santos.
Notas D.V. (Dicionário Vivas em espanhol), sobre Miquéias: “As pessoas provaram todas as formas possíveis de agradar a Deus (6.6, 7), mas O deixou em claro seus desejos: quer que seu povo seja justo e misericordioso e que caminhe humildemente com Ele. Em seus esforços para agradar a Deus, examine essas áreas com regularidade. É você justo em seu trato com a gente? Mostra misericórdia com aqueles que lhe fazem mal? Está você aprendendo a ser humilde?” Notas DV.

Casos Éticos Típicos e Atuais. “Namoro, Noivado e Casamento.”
Namoro_ Aqui se trata de compromisso sério, como o primeiro passo para o casamento não sendo permitidas relações sexuais.
Noivado_ é o segundo passo para o casamento, é a maturidade de um relacionamento a dois, porém ainda é uma fase de conhecimento conjugal ainda não sendo permitida a intimidade sexual aos noivos.
Casamento_ Em termos jurídicos é um contrato bilateral e solene, pelo qual o homem e uma mulher se unem, indissoluvelmente, legalizando por ele suas relações sexuais, estabelecendo a mais estreita comunhão de vidas e de interesses; e comprometendo-se a criar e educar a prole que de ambos nascer.

Divórcio.
A CFWM (Confissão de Fé de Westminster) Determina que autorização ou concessão para o divórcio, sejam sob dois motivos:
•    O adultério ou fornicação cometida depois de um contrato, sendo descoberto antes do casamento, dá à parte inocente justo motivo de dissolver o contrato; no caso de adultério depois do casamento, à parte inocente é lícito propor divórcio, e depois de obter o divórcio casar com outrem, como se a parte infiel fosse morta.
•    Posto que a corrupção do homem seja tal que o incline a procurar argumentos a fim de indevidamente separar aqueles que Deus uniu em matrimônio, contudo só é causa suficiente para dissolver os laços do matrimônio o adultério ou uma deserção tão obstinada que não possa ser remediada nem pela Igreja nem pelo magistrado civil; para a dissolução do matrimônio é necessário haver um processo público e regular. Não se devendo deixar ao arbítrio e discrição das partes o decidirem seu próprio caso.

Homossexualismo.
Designa-se como, pessoas que tem tendências ou que mantém relação afetiva-sexual com pessoas do mesmo sexo, podendo ser nomeados de passivo ou ativo; pode ser: homossexual, travesti, lésbica.
Está tramitando no Congresso Nacional uma lei que visa privilegiar, esse grupo minoritário, em detrimento da maioria heterossexual; vejam abaixo a parte mais polêmica da lei:
No dia 23 de novembro de 2006 o citado Projeto de Lei n°5006-b/2001 (PLC 122/06), que trata dos chamados crime de homofobia teve sua redação aprovada, em plenário, pela Câmara dos Deputados, (como já vimos anteriormente), está tramitando no Senado.
“Art. § 8º-B Proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual, ou transgênero, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos ou cidadãs: Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.”

A Política e a Igreja.
Segundo o dicionário Aurélio, política é o princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. Embora, saibamos da recomendação bíblica com relação às autoridades constituídas no mundo, (Rm 13. 1-7), a posição da igreja geralmente é apolítica, pois nosso objetivo é espiritual em primeiro plano, ao contrario da política do mundo, que visa o bem estar social em premissa, o que não é errado, mas a igreja busca um caminho sobremodo excelente.

A Ética Ministerial do Obreiro de Cristo. Pesquise versículos relacionados aos termos abaixo e insira ao lado de cada citação.
O obreiro como sacerdote do seu lar;
O obreiro com os seus vizinhos;
O obreiro a higiene e o asseio;
O obreiro e a sua fala;
O obreiro e a sua vida devocional;
O obreiro e a cultura;
O obreiro na igreja;
O obreiro e o púlpito;
O obreiro e a teologia do culto cristão;
O obreiro e a mordomia cristã.

A Ordenação de Mulheres ao Ministério Cristão.
Há uma grande confusão teológica em nossos dias, referente à ordenação feminina, a pergunta é: Mulheres podem ser ordenadas ao pastoreado?
Biblicamente não, embora seja inegável a importância das mulheres no ministério cristão. Ao vermos tudo o que foi feito em favor das mulheres por Cristo e seus Apóstolos, sabemos que há espaço para o serviço feminino na igreja, mas, não ordenado. (1Co 14. 34, 35; 1Tm 2. 12-15)
Após a Emancipação Feminina, nos idos de 1960, nos EUA as mulheres passaram a reivindicar igualdade de direitos em diversas áreas incluindo o ministério ordenado.

1 comentário

Diacono Sergio Christino disse...

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." Filipenses 4:4-5

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP