ELABORAÇÃO CONFESSIONAL
(Como eu fiquei impressionado com esta tremenda confissão de fé. Ela deixa bem clara a posição de fé de uma igreja reformada que professa a bíblia como a Genesis da fé , desvinculando-se totalmente do sincretismo e paganismo que se instaurou na igreja romana. Precisamos de tal profissão de fé nesses dias, que delimitem as barreiras do evangelho genuíno, entre esse euvangelho mistificado, antropocêntrico e diabólico que está sendo utilizado por boa parte das denominações de destaque no Brasil)
Veja só que lindo...
Veja só que lindo...
O parlamento da Inglaterra, sentindo que o país, política e religiosamente
separado de Roma, precisava de uma religião estatal sistematizada, que servisse de
parâmetro oficial de fé e comportamento ético aos seus cidadãos, convocou uma
Assembléia ( de julho de 1643 a fevereiro de1649 ), que se reuniu na Abadia de
Westminster, composta de cento e vinte clérigos, os seus melhores teólogos, mais
dez membros da Casa dos Lordes, vinte da Casa dos Comuns e oito representantes
puritanos ou puritarizados da Escócia, sem direito a voto. Estes exerceram influência
decisiva
separado de Roma, precisava de uma religião estatal sistematizada, que servisse de
parâmetro oficial de fé e comportamento ético aos seus cidadãos, convocou uma
Assembléia ( de julho de 1643 a fevereiro de1649 ), que se reuniu na Abadia de
Westminster, composta de cento e vinte clérigos, os seus melhores teólogos, mais
dez membros da Casa dos Lordes, vinte da Casa dos Comuns e oito representantes
puritanos ou puritarizados da Escócia, sem direito a voto. Estes exerceram influência
decisiva
1. Foram eles que determinaram o conteúdo reformado e calvinista do
documento contra o arminianismo, fortemente arraigado, especialmente nos
seguimentos populares. O antropocentrismo arminiano favorece a crença dos social e
intelectualmente desfavorecidos, pois coloca a salvação no âmbito das possibilidades
humanas mediante esforço místico, privações econômicas e renúncias dos prazeres
sensoriais, sendo-lhes a fé, não um dom da graça, mas uma virtude natural pela qual
se conquista a benemerência divina da redenção.
A presbiterianização do texto confessional impediu que se centralizasse o
múnus espiritual num clérigo ou clero proeminente, como acontecia no romanismo
pontifício, mas que se transferisse a autoridade em matéria de fé e de moral, como
entendia Calvino, para as Escrituras Sagradas, única regra de fé e de conduta, base
sobre a qual a Igreja se apoia e se estrutura. Ouve-se a Palavra de Deus pelas
Escrituras. Escuta-se o pensamento da Igreja pelos concílios democraticamente
instituídos. Sendo a Bíblia o cerne e o centro da fé revelada, o texto confessional
confere-lhe acentuada proeminência e inconfundível destaque não somente no
primeiro capítulo, que dela trata especificamente, mas em todos os tópicos de
natureza e fundamentos doutrinários. A bibliocentricidade da Confissão de Fé de
Westminster é fato nitidamente constatável. Tendo e aceitando a Confissão de Fé de
Westminster como exposição fiel das Escrituras Sagradas à luz do credo reformado,
a Igreja Presbiteriana coloca-a na condição de instrumento parametral de suas
postulações teológicas e regenciais comunitárias e baliza mestra de seus cursos de
teologia.
Fonte: Confição de Fé de Westminster
documento contra o arminianismo, fortemente arraigado, especialmente nos
seguimentos populares. O antropocentrismo arminiano favorece a crença dos social e
intelectualmente desfavorecidos, pois coloca a salvação no âmbito das possibilidades
humanas mediante esforço místico, privações econômicas e renúncias dos prazeres
sensoriais, sendo-lhes a fé, não um dom da graça, mas uma virtude natural pela qual
se conquista a benemerência divina da redenção.
A presbiterianização do texto confessional impediu que se centralizasse o
múnus espiritual num clérigo ou clero proeminente, como acontecia no romanismo
pontifício, mas que se transferisse a autoridade em matéria de fé e de moral, como
entendia Calvino, para as Escrituras Sagradas, única regra de fé e de conduta, base
sobre a qual a Igreja se apoia e se estrutura. Ouve-se a Palavra de Deus pelas
Escrituras. Escuta-se o pensamento da Igreja pelos concílios democraticamente
instituídos. Sendo a Bíblia o cerne e o centro da fé revelada, o texto confessional
confere-lhe acentuada proeminência e inconfundível destaque não somente no
primeiro capítulo, que dela trata especificamente, mas em todos os tópicos de
natureza e fundamentos doutrinários. A bibliocentricidade da Confissão de Fé de
Westminster é fato nitidamente constatável. Tendo e aceitando a Confissão de Fé de
Westminster como exposição fiel das Escrituras Sagradas à luz do credo reformado,
a Igreja Presbiteriana coloca-a na condição de instrumento parametral de suas
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teologia.
Fonte: Confição de Fé de Westminster
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Ivan Cesar S Barboza.
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