"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Uma Confissão de Fé que nos Seria Útil Nesses Dias

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   ELABORAÇÃO CONFESSIONAL 
 (Como eu fiquei impressionado com esta tremenda confissão de fé. Ela deixa bem clara a posição de fé de uma igreja reformada que professa a bíblia como a Genesis da fé , desvinculando-se totalmente do sincretismo e paganismo que se instaurou na igreja romana. Precisamos de tal profissão de fé nesses dias, que delimitem as barreiras do evangelho genuíno, entre esse euvangelho mistificado, antropocêntrico e diabólico que está sendo utilizado por boa parte das denominações de destaque no Brasil)
Veja só que lindo...

O  parlamento  da  Inglaterra,  sentindo  que  o  país,  política  e  religiosamente
separado de Roma, precisava de uma  religião estatal  sistematizada, que  servisse de
parâmetro  oficial  de  fé  e  comportamento  ético  aos  seus  cidadãos,  convocou  uma
Assembléia  (  de  julho  de  1643  a  fevereiro  de1649  ),  que  se  reuniu  na Abadia  de
Westminster,  composta  de  cento  e  vinte  clérigos,  os  seus melhores  teólogos, mais
dez membros da Casa dos Lordes, vinte da Casa dos Comuns e oito  representantes
puritanos ou puritarizados da Escócia, sem direito a voto. Estes exerceram influência
decisiva
1.  Foram  eles  que  determinaram  o  conteúdo  reformado  e  calvinista  do
documento  contra  o  arminianismo,  fortemente  arraigado,  especialmente  nos
seguimentos populares. O antropocentrismo arminiano favorece a crença dos social e
intelectualmente desfavorecidos, pois coloca a salvação no âmbito das possibilidades
humanas mediante esforço místico, privações econômicas  e  renúncias dos prazeres
sensoriais, sendo-lhes a fé, não um dom da graça, mas uma virtude natural pela qual
se conquista a benemerência divina da redenção.

  A  presbiterianização  do  texto  confessional  impediu  que  se  centralizasse  o
múnus espiritual num clérigo ou clero proeminente, como acontecia no  romanismo
pontifício, mas que  se  transferisse a autoridade em matéria de  fé e de moral, como
entendia Calvino, para as Escrituras Sagradas, única regra de  fé e de conduta, base
sobre  a  qual  a  Igreja  se  apoia  e  se  estrutura.  Ouve-se  a  Palavra  de  Deus  pelas
Escrituras.  Escuta-se  o  pensamento  da  Igreja  pelos  concílios  democraticamente
instituídos.  Sendo  a Bíblia  o  cerne  e  o  centro da  fé  revelada,  o  texto  confessional
confere-lhe  acentuada  proeminência  e  inconfundível  destaque  não  somente  no
primeiro  capítulo,  que  dela  trata  especificamente,  mas  em  todos  os  tópicos  de
natureza  e  fundamentos  doutrinários.  A  bibliocentricidade  da  Confissão  de  Fé  de
Westminster é fato nitidamente constatável. Tendo e aceitando a Confissão de Fé de
Westminster como exposição fiel das Escrituras Sagradas à luz do credo reformado,
a  Igreja  Presbiteriana  coloca-a  na  condição  de  instrumento  parametral  de  suas
postulações  teológicas  e  regenciais comunitárias  e  baliza mestra de  seus  cursos de
teologia.
Fonte: Confição de Fé de Westminster

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Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

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