"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Epistola aos Romanos

Ver comentários Comentar
Roma o Desafio da Grande Cidade
 (Rm 1.8-10)
Roma, a cidade eterna, como era designada, era voltada ao prazer a qualquer preço. Basta lembrar uma das frases do imperador Julio Cesar, no tocante a isso: "Quero ser o homem de todas as mulheres, e a mulher de todos os homens". Quão dificil era viver como cristão em meio a tais circunstãncias! Daí a expressão de gratidão de Paulo pelo estilo de vida da igreja de Roma, testemunhado pelas igrejas de todo o mundo. Certamente referia-se à fidelidade em meio às tentações a que estavam expostos, à firmeza na fé frente a sempre à sempre presente possibilidade de perseguição (eram tempos de Nero 54 d.C. 64d.C. Primeiro imperador a perseguir os cristãos).
Referia-se também, provavelmente, à atuação social dos cristãos na cidade, que tornava marcante sua presença. A história conta do testemunho do imperador Juliano (661d.C.-363d.C.) que, embora inimigo do cristianismo, atesta em carta a seu amigo Lucrécio a atuação dos cristãos em favor dos pobres, tanto dentre os seus como dos não-cristãos. 

Este é o desafio de todos os Cristãos urbanos (no Brasil, cerca de 70% da população vive nas cidades ): ser atuante na cidade sem se deixar envolver por ela, resistindo à tentação de ser derrotado pelo isolacionismo e individualismo egoísta que a cidade propicia, insitindo em marcar sua presença pela prática da fé, com toda misericórdia que o contesto social exige.
Paulo pede a Deus a oportunidade de visitar os Romanos, pois, também, os tem sempre como alvo de intercessão (forma veemente de atestar sua sinceridade) testemunho de sua consciência quanto à dificuldade de viver o cristianismo de modo pleno em meio a um ambiente tão hostil.
Fonte: Revista Compromisso 

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP