"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Levitas? Parte I.

Ver comentários Comentar

Quem foram os Levitas?
1) Quem foram:
1 a_ Levitas são os descendentes de  Levi o terceiro filho de Jacó  com Lia . Foram separados para servirem ao Senhor. Nm. 1: 50, 3: 11                                                   

2) O livro: 
2 a_ O titulo deste livro chama-se  Levítico pelo fato de ser um registro das leis direcionadas aos levitas (sacerdotes) e seus serviços.
2 b_ Tema : Um povo redimido pode aproximar-se de Deus através da adoração  e como a comunhão estabelecida pode ser mantida .
2 c_ Mensagem o acesso a Deus dá-se única mente por meio do sangue e o acesso obtido exige a santidade do adorador os assuntos do livro podem formar quatro seções: a) O conjunto das leis concernentes; b) A instituição do sacerdócio; c) As leis a cerca das Purificações, e as ordenações respectivas no dia da expiação ; d) A lei da santidade.

3) Características de um Levita
Santidade ou separação, um levita deve ser pronto a separar-se do pecado  para servir ao Senhor, quando Arão fez a escultura de ouro e o povo pecou, Moises fez um chamado a santidade, e os levitas prontamente se juntaram a ele Ex 32 26, na purificação do povo através da espada eles assumirão o papel de executores das ordens de Moises e com isso els tiveram o privilégio de servirem ao Senhor no sacerdócio Ex32 29.
A verdade pratica do versículo de 2Tm 2 15, nos dá uma ordem seqüencial na busca do aperfeiçoamento do serviço no ministério: 
Espiritualidade, Essa características deve ser inerente a todo levita, também ela deve ser observável por terceiros,sejam por pensamentos, palavras e atos Ef 4 32
Capacitação, o levita deve ser habilitado ao serviço  que-lhe é proposto na casa do Senhor desempenhando sua função com amor, buscando especializar-se cada vez mais  com objetivo de promover a edificação  e crescimento do grupo Ex 18 21.
Maturidade, quem se propõe a trabalhar em um grupo tão importante para o serviço na casa de Deus, deve ser maduro e convicto das suas responsabilidade no grupo, isso evita conflitos e choques que causam o desgaste no relacionamento entre os integrantes do grupo Hb 5 12,13.
Testemunho, esse é uma das característica que pode trazer para o levita a maior recompensa e reconhecimento do seu ministério diante dos homens, fama e idolatria são o que o mundo oferecem aos que se destacam dos demais, mas nosso Deus dá sucesso aos aqueles que o servem com verdade  Deus quer nos fazer reconhecidos diante de todos 1Pe 2 12.

 4) O dom; Profetas e não animadores de culto
Deus é quem distribui o dom sobre cada um de acordo com sua vontade para a edificação do corpo.
Música, é um dos principais dons do sacerdócio e tem uma função especifica no reino ela não é um simples momento de entretenimento e passatempo, ela proporciona comunhão com Deus e entre os irmãos Ef 5 19 e Cl 3 16. ela também é uma forma de profecia que determina cura,  libertação e o domínio de Deus no local em que é proferida. Os que estão envolvidos no exercício desse ministério seja cantando ou tocando instrumento estão profetizando de Deus para o povo e estão falando para Deus a Necessidade do povo 1Sm 10 5 o bom exercício do ministério interfere diretamente no animo e condição do povo durante os cultos.
      
Danças, elas também são importantes na adoração ao Senhor, ela demonstra espontaneidade, quando miriã tomou seu tamborim e saiu a dançar pelo livramento que Deus os dera, ela revelou a ELE sua gratidão e amor e expressou através da dança essa expressão, deve também ser inspirada e consagrada, porque ela marca o território de domínio do Senhor Ex 15 20.     Essa expressão de louvor tem conquistado seu espaço e respeito no nosso meio quebrando os preconceitos  por isso os levitas que tem essa função devem ser espirituais.

Interseção, Pouco mencionada hoje em dia mas é esse ministério que viabiliza as ações espirituais dos atos da adoração ,dando peso de glória a eles, sem ela seriam apenas manifestações artísticas, ela deve ser continua e profunda,1Tm 2 1 ela liga as propostas dos homens ao propósito de Deus.  Ela atrai as benção do Senhor sobre os nossos e sobre nós, Jó 42 10 assuma esse ministério, ele é árduo e talves mais difícil que os outros, porque a ele não é retribuído o reconhecimento pelo esforço, e não há quem agradeça a equipe de interseção pelas vitórias, o reconhecimento vai muitas das vezes para o louvor, dança ou outro departamento, não existe encontro de interseções mas esse é sem duvida o mais importante dos ministérios do sacerdócio.

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP