"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Como fazer uma boa Exegese?

Ver comentários Comentar
 EXEGESE 
Exegese é o trabalho de exposição de um texto bíblico.
Visto que a Bíblia é um documento histórico e a igreja , a exegese é importante tanto para compreender a mensagem bíblica como para determinar seu significado na atualidade. Questões de data, significados lingüísticos, autoria, antecedentes e circunstâncias são essenciais à tarefa de preparar sermões bíblicos. Quanto mais conhecermos as condições político-religiosas e socio-econômicas sob as quais foi escrito certo documento, tanto melhor poderemos compreender a mensagem do autor e aplicá-la de acordo com isso.
(Texto do autor)

Precisamos ser mais cautelosos na hora de interpretar o texto biblico, a pergunta que deve ser feita para que possamos estar mais próximo da mensagem original da escritura é:

Qual é o significado (intenção) que o autor Pretendeu com esse texto, Que valor tinha para eles, E que valor (sentido ) têm para nós em nossos dias?Porque as vezes as metodologias, não têm mais valor em nossos dias; permanecendo o princípio do mandamento ex. o uso do véu nas igrejas: Se estudarmos o texto a luz do contexto, buscando a intenção do altor, veremos que o problema ali, era mais que o simples fato de usar ou não usar  o véu, era uma afronta a ordem social e moral da época, um sinal de insubmissão aos maridos e liderança. por que usar véu significava estar debaixo de autoridade.

Hoje qual é o valor de usar o véu em nossa sociedade e cultura? Nenhum, senão modismo, então a metodologia (o uso literal do véu) perde o efeito, permanecendo o Princípio que é a submissão aos maridos e a liderança. Isso quer dizer, que muitas vezes o contexto determinará a direção correta que devemos dar ao texto,  só poderemos conduzir a verdade se soubermos usar uma das ferramentas (exegese) que Deus deixou a nossa disposição para militarmos nessa gerra , é claro que devemos manter a devoção em prima estima (oração, testemunho, vigilança, reflexão, jejum bíblico, etc...)

DEZ PASSOS PARA UMA BOA EXEGESE

1 - Leia o texto em voz alta, comparando com versões diferentes para maior compreensão.
2 - Reproduza o texto com suas próprias palavras. (Fale sozinho)
3 - Observe o texto imediato e remoto.
4 - Verifique a linguagem do texto ( história, milagre, ensino, parábola, profecia,  etc.)
5 - Pesquise o significado exato das principais palavras;
6 - Faça anotações;
7 - Pesquise o contexto ( época, país, costumes, tradição, etc.)
8 - Pergunte sempre onde? Quem? O que? Por que?
9 - Organize o texto em seções principal e secundárias;
10 - Resuma com a seguinte frase: “O assunto mais importante deste texto é...”

Fonte: Apostila de Homilética
 Professor Ronaldo Gomes da Silva

1 comentário

Carlos Torres disse...

Maravilha! Belo estudo! Cresci bastante meu amado.

Passando para uma visita. Sinto-me sempre honrado com a sua.

http://planosdivinos.blogspot.com

Paz! Deus te abençoe ricamente.

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP