"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Romanos o Evangelho de Paulo. Parte III.

Ver comentários Comentar
Forma Literária
O mais antigo manuscrito de "Romanos" é P46, datando de cerca de 200d.C. arquivado na Univercidade de Michigan, USA.as cartas de Paulo, esta inclusive, seguiram o padrão de outras cartas do primeiro século. Havia sempre uma saudação seguida de oração, ação de graças e o conteúdo especial, com saudações especiais e saudações pessoais no final.
O uso de um grande paulino é central em Romanos. Pelo menos três das grandes passagens que apresentam esse credo têm a caracteristica de hinos, e o reconhecimento dessas e de outras como hinos lança uma nova luz sobre o papel das melodias  como meios de comunicação na adoração da igreja primitiva.
Todas as formas literárias usadas por Paulo em Romanos são importantes para que se entenda o conteúdo em seu ambiente histórico. É quase impossível conhecer o que significa uma passagem hoje em dia, não for reconstituído o seu significado para ontem.

Conteúdo Teológico
Dentre todas as cartas de Paulo, Romanos é a que mais aproxima de um tratado teológica. o âmbito do pensamento é tão vasto que é possível construir um sumário de sua teologia nos pontos mais cruciais, abaixo citados. 
Deus é revelado em justiça e ira  e em  bondade e amor... A criação não é apenas uma manifestação do poder e da divindade de Deus... A coroa da criação é o próprio homem... A reconciliação do homemde Deus é a sua mais profunda necessidade ... Morte e ressurreição constituem o ponto focal da cristologia de Paulo... A vida cristã da humanidade remida, começa com a justificação. A vida cristã é vivida na comunidade do amor...
A respeito do conhecimento de Deus por parte do homem, pode ser dito que Paulo cria que há uma revelação geral de Deus e na oredem da criação e na consciência humana (Rm1.19,20;2.14,15), bem como uma revelação preparatória especial no Antigo Testamento, que encontra seu cumprimento em o Novo Testamento (Rm3.21).
Significado espiritual
A relevância da Epístola aos Romanos, em relação a muitos problemas contemporâneos, é notada, pois ela, repetidamente tem sido o instrumento usado por Deus para a renovação do seu povo. (Pelágio e Agostinho, "pais da igreja"são citados).
Romanos propiciou renovação outra vez na época da Reforma. Lutero, que era monge agostiniano, começou a sua fé exposição de Romanos em novembro de 1515 d.C. e, por volta de setembro do ano seguinte, o tema de um Deus justo havia produzido uma renovação . Ele testificou: "Logo depois , eu me senti renascido, e transportado ao paraiso, através de suas portas abertas." João Calvino escreveu o seu comentário a Romanos em 1539 d.C. enquanto estava no exílio... Na teologia recente, a Epístola aos Romanos tem sido a base para vários comentários significativos. Três deles causaram uma grande um grande impacto sobre a teologia e a vida da igreja moderna: AQ "Epístola aos Romanos" , de KarlBarth, publicado  na Alemanha em 1919d.C. "comentário de Romanos " do teólogo congregacional inglês , C.H.Dodd, em 1944d.C. e o "comentário aos Romanos", do teólogo sueco luterano, Anders Nygren em1944d.C.
Há grande perigo em perguntar o que Paulo diz hoje, antes de perguntar o que ele disse no contexto histórico de ontem. Nunca haverá um comentário definitivo a Romanos, pois o poço é profundo demais para secar-se: por isso, todos podem ainda chegar-se a esta fonte, para renovar a sua fé.
Fonte: Revista Compromisso

 

1 comentário

milerfreitas disse...

Inveja!!!!!

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP