"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

A Palavra se Cumpre

Ver comentários Comentar
A Palavra se Cumpre: parte I.


1. Um rei usado por Deus.

Aos frios olhos do interesse humano, a iniciativa de Ciro em repatriar os Judeus era apenas o uso de uma estratégia política inteligente, que partia do princípio de que o Império Persa podia controlar praticamente o mundo todo sem retirar populações inteiras de seus territórios nacionais. Governos-títeres sem propensão a rebeliões resolviam a contento o problema.
No caso do retorno dos Judeus, a liderança dependeu o tempo todo da permissão e do apoio material do governo persa . Mesmo depois de reconstruída a cidade e o templo e normalizada a vida comum, Israel como nação permaneceu sob a tutela da persa.

Contudo, o que ao homem natural pode ser o simples efeito do jogo do poder entre indivíduos e nações, do ponto de vista da ação de Deus na história é coisa muito diferente. Ciro é chamado por Isaías como pastor, (IS. 44. 28) e Ungido do Senhor, (Is. 45. 1).
O Todo-Poderoso usa toda obra criada para revelar e cumprir seus planos no universo.
Da mula de Balaão - ou das pedras - ao mais forte e influente dos políticos, o Altíssimo faz instrumentos que toquem diante dos oprimidos a doce canção da liberdade.

2. Um santo objetivo.

O decreto de Ciro liberando os Judeus para voltarem a Jerusalém pressupunha a realização de uma tarefa específica na cidade: edificar a casa de Deus, ou, de modo mais exato, reedificar o templo de Salomão, destruídos pelos babilônicos. Não era pouca coisa. Além da falta de recursos financeiro – por mais que o governo persa e os Judeus ricos ajudassem- havia o interesse dos adversários dos Judeus, os samaritanos em particular, em impedir a reconstrução.

O mais temível inimiga, porém, estava no coração dos próprios Judeus, podendo ser traduzido em duas palavras simples: descanso e desânimo. É este último oponente que será alvo da artilharia profética pela boca de Ageu e Zacarias.

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

62,870

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP