"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Os 21 Concílios Ecumênicos: Parte XII.

Ver comentários Comentar
12.    Concílio de Latrão III.

A luta da lgreja medieval contra os lmperadores, de um lado, e contra males internos, de outro  lado, prosseguiu mesmo após os Conciliares anteriores.

Data: 1179 A. D.

Tema: Alexandre III teve um pontificado longo (de 1159 a 1181), durante o qual quatro  antipapas se sucederam por instigação dos lmperadores germânicos, especialmente de Frederico I Barbarroxa (1152-1190). Eram Vítor IV (1159-64), Pascoal III (1164-68), Calixto III (1168-78), Inocêncio III (1178-80). Durante o mesmo pontificado agravou-se o movimento dos Cátaros ou albigenses, hereges dualistas, que assolavam regiões do Norte da Itália e do Sul da França. No final do seu pontificado Alexandre III quis reunir um Concílio Ecumênico para tomar as providências exigidas pelas circunstâncias. Tal assembléia se reuniu na basílica do Latrão de 5 a 19 de março de 1179.

Resultado do Concílio: Entre outras medidas promulgadas então, destacam-se: A -  a regulamentação das eleições papais; doravante seriam exigidos 2/3 dos votos, ficando excluído qualquer recurso a autoridades leigas para dirimir dúvidas oriundas no processo eleitoral;
B -  rejeição do acúmulo de benefícios ou funções dentro da Igreja por parte de uma só pessoa;
C -  recomendação  da  disciplina  da Regra aos monges e aos cavaleiros regulares, que interferiam indevidamente no governo da
Igreja;
D - promoção e organização  do ensino, em favor de estudantes que não pudessem pagar seus mestres;
E -  condenação das heresias da época, que tinham um fundo dualista (catarismo)  ou de pobreza mal entendida (a Pattária, o movimento dos Pobres de Lião ou Valdenses).
O Papa Alexandre Ill, confirmou as decisões do Concílio.

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP