"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Os 21 Concílios Ecumênicos: Parte XIII.

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13.    Concílio de Latrão IV.


O pontificado de lnocêncio III representa o apogeu do prestígio papal em toda a história da Igreja. Ao termo da sua gestão, marcada, entre outras coisas, pelo surto das Ordens mendicantes, pelo combate aos albigenses, pela intervenção em questões da lgreja  da lnglaterra.

Data: 1198-1216 A. D.

Tema: Ao termo da sua gestão, marcada, entre outras coisas, pelo surto das Ordens mendicantes, pelo combate aos albigenses, pela intervenção em questões da lgreja  da lnglaterra. Inocêncio III quis reunir um Concílio Ecumênico.  Convocado desde 19/04/1213 para abrir-se a 19/11/1215, o Concílio teve sua primeira sessão aos 11/11/1215, com a presença de 412 bispos, 800 abades e Superiores de Ordens Religiosas, embaixadores de reis e nobres, que perfaziam uma bela imagem da grandeza da  Igreja governada por Inocêncio.

Resultado do Concílio:
1- a  condenação  dos albigenses e valdenses, assim como a dos erros de Joaquim de Fiore, que esperava o fim do mundo para breve, apoiando-se em falsa exegese bíblica; o Concílio professou a existência dos demônios como  sendo anjos bons que abusaram do seu livre arbítrio pecando;
2 -  a realização de mais uma  cruzada para libertar o Santo Sepulcro de Cristo, que se achava nas mãos dos muçulmanos;
3 -  a profissão de fé na Eucaristia, tendo sido então usada a palavra “transubstanciação”;
4 -  a obrigação da confissão e da comunhão anuais. O Concílio legislou ainda sobre vários pontos da disciplina e da Liturgia da lgreja, abrangendo ampla área da vida eclesial. Aprovado pelo Papa lnocêncio III, é o mais importante dos Concílios antes do de Trento.

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Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

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