"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Natureza do pecado: Parte II.

Ver comentários Comentar

Natureza do pecado

1 O ensino do NT na descrição do pecado.

a) Errar o alvo. Expressa a mesma idéia que a conhecida palavra do AT.

b) Dívida (Mt 6. 12). O homem deve a Deus a observância de seus mandamentos; todo pecado cometido é o mesmo que contrair uma dívida. A única esperança do homem, uma vez que é incapaz de pagá-la é ser perdoado ou obter a remissão da dívida.

c) Desordem. “O pecado é a transgressão de lei” (literalmente ‘desordem’, 1Jo 3.4). O pecador é um rebelde e um idólatra porque quebra um mandamento, ao escolher sua própria vontade, em vez de escolher a vontade de Deus; pior ainda, converte-se em lei para si mesmo e, dessa maneira, faz de si mesmo uma divindade.

d) Desobediência. Literalmente, “ouvir mal”, ouvir com falta de atenção (Hb 2. 1). “Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo” (Lc 8. 18).

e) Transgressão. Literalmente, “ir além do limite” (Rm 4. 15). Os mandamentos de Deus são cercas, por assim dizer, que impedem o homem de entrar em território perigoso e, dessa maneira, sofrer prejuízo para sua alma.

f) Queda. No grego, falta, ou tropeço, cair de lado (2Pe 1.10; Ef 1.7), de onde se origina a conhecida expressão “cair em pecado”. Pecar é cair de um padrão de conduta.

g) Derrota. Esse é o significado literal da palavra “fracasso” em Romanos 11.12. Ao rejeitara Cristo, a nação judaica sofreu uma derrota e perdeu o propósito de Deus.

h) Impiedade.Origina-se de uma palavra que significa ‘sem adoração ou reverência’ (Rm 1.18; 2Tm 2.16). O homem ímpio é o que dá pouca ou nenhuma importância Deus e às coisas sagradas. Estas não produzem nele nenhum sentimento de temor e reverência. Ele estás em Deus porque não quer saber de Deus.

i) Erro (Hb9.7). Descreve aqueles pecados cometidos como frito da ignorância e, dessa maneira, difenciam-se daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da luz esclarecedora. O homem que, de forma desafiadora, decide fazer o mal incorre em maior grau de culpa que , em conseqüência de sua fraqueza, é apanhado em falta.

Conclusão:
Os termos usados na bíblia para se referir a natureza do pecado, e, os diferentes aspectos desse termo (pecado), revelam seus tentáculos, que tentam alcançar e aprisionar o homem numa eterna desobediência ao Criador. Estando ainda valendo para nos a advertência de Deus, (Gn 4.7).
Fonte:
Livro Conhecendo as Doutrinas Bíblicas Myer Pearlman Editora Vida. 

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP