"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Teologia dos Decretos: Parte II.

Ver comentários Comentar
   Nomes Bíblicos para os Decretos Divinos.

   
    Das obras puramente divinas de Deus (opera ad intra), Por dentro.Interiormente. Devemos distinguir as que redundam diretamente nas criaturas (opera ad extra), Para fora. Por fora. Exteriormente. Para evitarem mal entendidos, alguns teólogos preferem falar em, (immanentia), Fil. Condição do que é inerente ao mundo material e concreto e (opera exeuntia) e subdividem a primeira categoria em duas classes, opera immanentia per se, que são as opera personalia (geração, filiação, espiração), e as opera immanentia donec exeunt, que são as opera essentialia, as obras do Deus triúno, em distinção das obras de qualquer das pessoas da Divindade, mas imanentes em Deus até se concretizarem nas obras da criação, da providencia e da redenção. Os decretos divinos constituem esta classe de obras divinas. Não são descritas abstratamente na Escritura, mas são colocadas diante de nós em sua concretização histórica. A Escritura emprega diversos termos para o eterno decreto de Deus.

    Termos do velho Testamento. Há alguns termos que acentuam, o elemento intelectual do decreto, como ‘etsah, de ‘ya’ats, aconselhar dar aviso, “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento? (Jó 38.2) mezimmah, de zamam, meditar, por em mente, propor-se a, “Por causa disso, a terra ficará de luto e o céu, em cima, se escurecerá;porque eu falei, e não me arrependi,decidi, e não voltarei atrás”. (Jr 4.28), além destes, a termos que salientam elementos volitivos, como chaphets, inclinação, vontade ,beneplácido, “Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor tenha feitob da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão”. (Is 53.10) e ratson, deleitar-se, e, assim, denotar deleite, beneplácito, ou vontade soberana, “Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.” (Sl 51.19).
    Termos do Novo Testamento. O N.T. também contem certo números de vocábulos significativos. A palavra mais geral é boule, que designa o decreto em geral, indiando também o fato de que o propósito de Deus, se baseia num conselho e deliberação, “Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento” (Hb 6.17) Outra palavra um tanto geral é thelema que, quando aplicada ao conselho de Deus, dá ênfase ao elemento volitivo, e não ao elemento deliberativo, “Nele fomos também escolhidos e, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade” (Ef 1.11). O vocábulo eudokia acentua mais particularmente a liberdade do propósito de Deus, e o prazer de que vem acompanhada, embora nem sempre esta idéia esteja presente, “Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado” (Mt 11.26).

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP