"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Teologia dos Decretos: Parte I.

Ver comentários Comentar
Teologia dos Decretos: Parte I.


Introdução:
Veremos aqui, de forma resumida, a questão sobre os decretos de Deus, sem a pretensão de deter todas as revelações sobre o assunto, que por mais que seja esmiuçado, creio eu que nenhum homem nessa terra seja capaz de esgotar o assunto.

1.    A Doutrina dos Decretos na Teologia.

    Calvinismo: Segundo esta teoria Deus em sua soberania, determinou previamente tudo o que há de acontecer, e exerce a sua soberana vontade em toda criação, seja natural ou espiritual, o que está em consonância com o que foi escrito por Paulo aos Efésios “Nele fomos também escolhidos e, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade , (Ef 1.11.) É simplesmente natural que ao falar sobre os Decretos de Deus tenhamos que tomar o ponto de partida em Deus, tanto na obra de criação como na de redenção ou de recriação .

    Teologia Luterana: Ela é mais antropológica que teológica, ela toma seu ponto de partida em Deus e considera todas as coisas divinamente predeterminadas, mas revela uma tendência de considerar as coisas de baixo para cima e não de cima para baixo, i,e. ao mesmo tempo que crê na predeterminação, inclina-se a limitá-la ao bem que há no mundo. E mais particularmente as às bênçãos da salvação. E também alguns teólogos luteranos ficam em silêncio com relação aos Decretos de Deus em geral se posicionando somente com relação a predestinação, considerando-a condicional, e não absoluta .


    Teologia Arminiana: Naturalmente não coloca a no primeiro plano a doutrina dos Decretos. Ela é usualmente utilizada por alguns que defendem o armianismo, e em alguns pontos como: Um ponto para debate; Na doutrina da eleição e ao tratar da expiação, estes pensadores rejeitam a predestinação absoluta, substituindu-a por uma espécie de predestinação condicional.

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP