"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Os 21 Concílios Ecumênicos: Parte X.

Ver comentários Comentar
10.    Concílio do Latrão I.


Com o Concílio de Constantinopla IV termina a Série dos  Concílios Ecumênicos realizados, no Oriente. Em 1054 deu-se o cisma de Constantinopla, que perdura até hoje (excetuados breves períodos de reatamento). De então por diante, os Concílios Ecumênicos serão todos celebrados no Ocidente.

Data: 1123 A. D.

Tema: Nos Séculos X e XI, a Igreja latina sofreu do mal da ingerência do poder político na distribuição  dos bispados; os  Imperadores e os senhores feudais queriam nomear os prelados de acordo com os seus interesses políticos, praticando assim o que se chama “a investidura leiga”; A autoridade eclesiástica tocaria apenas dar a ordem sacra ao candidato designado exclusivamente  pelo poder civil. Como se compreende, desta prática resultavam bispos sem vocação pastoral e, conseqüentemente, o clero se ressentia. de relaxamento da respectiva disciplina; havia outrossim simonia,  e nicolaísmo. Em Roma, a própria cátedra de Pedro era cobiçada pelas famílias nobres da cidade e das redondezas, que tentavam impor-lhe os seus favoritos. Com o Papa Gregório VII (1073-85) começou a forte réplica da Igreja a tal situação ou a luta do sacerdócio e do Império, que redundaria em fortalecimento do Papado. Em 1122 o Papa Calixto II (1119-1124) e o lmperador Henrique V assinaram a Concordata de Worms, que assegurava à igreja plena liberdade na escolha e ordenação de seus bispos. Tal resultado foi promulgado pelo Concílio do Latrão I, convocado pelo Papa Calixto II para Roma e celebrado de 18/03 a 16/04/1123 por cerca de trezentos bispos e abades.

Resultado do Concílio: Em particular no tocante ao celibato sacerdotal, note-se que desde os primeiros séculos foi  abraçado espontaneamente pelos clérigos; o Concílio de Elvira  (Espanha), por volta de 306, foi o primeiro a promulgar tal praxe em  âmbito regional; no decorrer dos séculos, subseqüentes Concílios regionais confirmaram o celibato dos clérigos. O Concílio do Latrão I não criou a lei do celibato, mas apenas corroborou a legislação vigente nas diversas regiões da lgreja, usando os seguintes termos:Que ele possa abençoar nossas Igrejas! Com o Concílio de Constantinopla IV termina a Série dos Concílios Ecumênicos realizados, no Oriente. Em 1054 deu-se o cisma de Constantinopla, que perdura até hoje (excetuados breves períodos de reatamento). De então por diante, os Concílios Ecumênicos serão todos celebrados no Ocidente. “Proibimos expressamente aos presbíteros, diáconos e subdiáconos viver com concubinas e esposas como coabitar com outras mulheres, excetuam-se apenas aquelas com as quais o Concílio de Nicéia permitiu habitar unicamente por motivo de necessidade, a saber: mãe, irmã,  tia paterna e outras a respeito das quais não pode haver suspeita”. As decisões do Concílio do Latrão I foram confirmadas pelo Papa Calixto II.

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP