10. Concílio do Latrão I.
Data: 1123 A. D.
Tema: Nos Séculos X e XI, a Igreja latina sofreu do mal da ingerência do poder político na distribuição dos bispados; os Imperadores e os senhores feudais queriam nomear os prelados de acordo com os seus interesses políticos, praticando assim o que se chama “a investidura leiga”; A autoridade eclesiástica tocaria apenas dar a ordem sacra ao candidato designado exclusivamente pelo poder civil. Como se compreende, desta prática resultavam bispos sem vocação pastoral e, conseqüentemente, o clero se ressentia. de relaxamento da respectiva disciplina; havia outrossim simonia, e nicolaísmo. Em Roma, a própria cátedra de Pedro era cobiçada pelas famílias nobres da cidade e das redondezas, que tentavam impor-lhe os seus favoritos. Com o Papa Gregório VII (1073-85) começou a forte réplica da Igreja a tal situação ou a luta do sacerdócio e do Império, que redundaria em fortalecimento do Papado. Em 1122 o Papa Calixto II (1119-1124) e o lmperador Henrique V assinaram a Concordata de Worms, que assegurava à igreja plena liberdade na escolha e ordenação de seus bispos. Tal resultado foi promulgado pelo Concílio do Latrão I, convocado pelo Papa Calixto II para Roma e celebrado de 18/03 a 16/04/1123 por cerca de trezentos bispos e abades.
Resultado do Concílio: Em particular no tocante ao celibato sacerdotal, note-se que desde os primeiros séculos foi abraçado espontaneamente pelos clérigos; o Concílio de Elvira (Espanha), por volta de 306, foi o primeiro a promulgar tal praxe em âmbito regional; no decorrer dos séculos, subseqüentes Concílios regionais confirmaram o celibato dos clérigos. O Concílio do Latrão I não criou a lei do celibato, mas apenas corroborou a legislação vigente nas diversas regiões da lgreja, usando os seguintes termos:Que ele possa abençoar nossas Igrejas! Com o Concílio de Constantinopla IV termina a Série dos Concílios Ecumênicos realizados, no Oriente. Em 1054 deu-se o cisma de Constantinopla, que perdura até hoje (excetuados breves períodos de reatamento). De então por diante, os Concílios Ecumênicos serão todos celebrados no Ocidente. “Proibimos expressamente aos presbíteros, diáconos e subdiáconos viver com concubinas e esposas como coabitar com outras mulheres, excetuam-se apenas aquelas com as quais o Concílio de Nicéia permitiu habitar unicamente por motivo de necessidade, a saber: mãe, irmã, tia paterna e outras a respeito das quais não pode haver suspeita”. As decisões do Concílio do Latrão I foram confirmadas pelo Papa Calixto II.
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Ivan Cesar S Barboza.
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