"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Jó, um homem reconhecido por Deus. Parte I.

Ver comentários Comentar

Jó, um homem reconhecido por Deus.
 Talvez pelo fato, de alguns exegetas considerarem o livro de Jó uma fábula, tem-se figurado sobre ele certo preconceito de tomá-lo como exemplo de fé e prática nesses dias, o que é uma pena, (Para aqueles que rejeitam esse livro e não o consideram como uma fonte de resposta a uma questão que é erigida pelo livro. Porque os justos sofrem?). Aí vão algumas referências Bíblicas que testificam a inspiração divina e a evidencia da existência de Jó.
“ainda que estivessem no meio dela estes três homens: Noé, Daniel, Jó...”(Ez. 14. 14).
“Como sabeis, temos por bem aventurados os que perseveraram. Ouvistes da paciência de Jó...” (Tg. 5. 11).

Texto áureo: “Então disse o Senhor a Satanás: Observaste a meu servo Jó? Não há ninguém na terra semelhante a ele, homem íntegro, reto, que teme a Deus e se desvia do mal” (Jó 1. 8).
Características particulares de Jó:

1.    Servo
2.    Integro
3.    Reto
4.    Temente a Deus
5.    Desvia-se do mal

Servo; Partindo do princípio que o próprio Deus estabelece, nas características de Jó,  Ele destaca, este adjetivo como primeiro, e certamente o mais importante. Servo, significa; Cativo e  Escravo. Nos dando exemplo de que deseja ser reconhecido por Deus deve saber sua posição em relação a Ele.
•    Cativo, Que não goza de liberdade, ou seja, estamos aprisionados em Deu,  Ele é o Senhor que nos têm como sua possessa. E Deus como Senhor têm o direito de fazer conforme sua vontade.
•    Escravo, Que ou aquele que está sujeito a um senhor, como propriedade dele, já que somos sua propriedade, nossa obrigação é fazer sua vontade e sujeitar nos.

Integro; Perfeito A palavra hebraica para usada e “Tamim”, palavra usada no A. T. Parece que primitivamente significou qualquer coisa bem acabada, tendo por isso o mesmo sentido que em português. Aplica-se à vitima do sacrifício, e então quer dizer sem Defeito, (Êx 12. 5); em relação ao homem significa homem direito, reto e de bom caráter, (Gn 6. 9; 17. 1).( Dicionário Bíblico Buckland pg.347, 348) Ou seja, a idéia de que Deus esteja falando sobre um tipo de perfeição absoluta não se sustenta diante dos argumentos apresentados. Mas, o que Deus espera é uma perfeição moral batizada na palavra e nos mandamentos de Deu,  o que é perfeitamente possível ao homem. Quando digo possível, não estou dizendo fácil.

Reto; Que não têm curvatura sinuosidade e inflexão, que segue a mesma direção, direto e direito...está explicação sobre retidão nos dá idéia de firmeza, continuidade e perseverança Quem é reto não têm oscilações na fé.

Temente a Deus; Que ou quem o reverência, e reconhece os princípios divinos. Submete-se  as leis morais de Deus.

Desvia-se do mal; Afasta se do erro, ou seja  ao mesmo tempo que ele era reto de ao comunicar-se com Deus positivamente através de suas leis morais ele tinha a facilidade de Desviar-se do que era contrário a vontade de Deus. Nós devemos ter a mesma facilidade de Jó, ao identificar e rejeitar todo mal.

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP