"Os homens, para serem verdadeiramente ganhos, precisam ser ganhos pela verdade".

C. H. Spurgeon

Romanos o Evangelho de Paulo. Parte I

Ver comentários Comentar

Introdução:
Escrita aproximadamente entre 55 d. C., “a Carta de Paulo aos Romanos tem sido considerada como chave de Deus para a compreensão de toda Escritura. Nela Paulo alinhava os grandes temas da Bíblia; (Lei, Julgamento, Destino humano, Fé, Obras, Graça, Justificação, Santificação, Eleição, O plano da salvação, A obra de Cristo e do Espírito Santo, A esperança cristã, A natureza e vida da igreja, O lugar do Judeu e do não Judeu, nos propósitos de Deus, A filosofia da igreja e a história do mundo, o significado e a mensagem do Antigo Testamento, Os deveres da cidadania cristã, e os princípios da retidão e moralidade pessoal).

Romano nos abre uma perspectiva através da qual a paisagem completa da Bíblia pode ser vista e a revelação de como as partes se encaixam no todo se torna clara. O estudo de Romanos é vitalmente necessário para a saúde e entendimento espiritual do cristão.

Paulo não conhece a igreja em Roma, entretanto, intentando ir à Espanha, evangelizar, (Rm 15.24), espera visitá-la no caminho, assim como tê-la como apoio em sua empreitada. É uma carta para apresentar-se isto é, discorrer sobre seu ministério e entendimento do evangelho, que são suas credenciais, assim como solicitar apoio financeiro e logístico para sua viagem missionária a Espanha.

“O fato da fé dos cristãos de Roma ser bem conhecida, (Rm 1.8), e o desejo de Paulo de visitá-los há um bom tempo, (Rm 1.13) indicam que a fé cristã tinha sido estabelecida na capital do império há bastante tempo. Estes fatos são apoiados pelas Palavras do historiador romano Suetônio, que diz que Cláudio já tinha expulsado os judeus (em 49 d.C.) por terem criado um tumulto ‘por causa de um tal Cresto’ (evidentemente uma referência a Cristo).

Visitantes de Roma estavam presentes no dia de no dia de pentecostes, (At 2.10-11) e podem ter sido os primeiros a levarem as boas novas à cidade. Por causa da importância estratégia da cidade e do grande número de judeus que lá vivia, a mensagem do evangelho deve ter chegado a Roma como que atraída por um ímã. Apesar da tradição, é certo que a igreja não foi fundada por Pedro. A ausência de qualquer referência a Pedro. Ou aos outros apóstolos indica que a igreja romana não vivenciou um ministério apostólico direto.

Fonte: Revista Compromisso
Ano :X – N° 37
Publicação trimestral JUERP
Por: Ariovaldo Ramos. 

seja o primeiro a comentar!

Sejam Bem-vindos ao meu blog:
Sejam livres para comentar as postagens, respeitando as opiniões diferentes da sua, com argumentos relacionado com a mesma. Támbem as críticas construtivas serão bem-vindas, desde que elas estejem livres de:
1) Palavrões
2) Heresias
3) Anonimato, (não me vejo obrigado a publicar qualquer comentáro, em que a pessoa seja anonima, na minha opinião isso é covardia).
No mais aproveitem.
Ivan Cesar S Barboza.
Contato para: eventos, estudos, mensagens e pregações ou somente um bate papo.
Tel: (021) 31551930
e-mail: ivanblackcesar@gmail.com
twitter: http://twitter.com/ivancesarbarboz

Orare e Labutare

"Orare e labutare foram palavras empregadas por Calvino para resumir a sua concepção hermenêutica. Com estes termos ele expressou a necessidade de súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras."

Paulo R. B. Anglada

Total de visualizações de página

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP